terça-feira, 25 de julho de 2017

Geografia para todas as categorias do concurso interno

Geografia
O Rio Grande do Sul está localizado no extremo sul do Brasil e ocupa 282.062 km². A capital do estado é Porto Alegre.
Seus limites territoriais são os seguintes:
Estado de Santa Catarina (norte);
Uruguai (sul);
Argentina (oeste).
Os pontos extremos do RS são:
Norte: Rio Uruguai
Leste: Foz do Rio Manpituba
Sul: Arroio Chuí , na volta da Baleia
Oeste: Barra do rio Quarai







Clima: Subtropical úmido,  caracterizado pela mudança brusca de temperatura em um curto espaço de tempo, temos invernos abaixo da temperatura habitual brasileira e verões quentes, isso ocorre pela posição do estado em relação a linha do equador.


Relevo, Características mais relevantes:
Planalto Norte-Riograndense ou Planalto Meridional: è aqui que se encontra a serra geral onde podemos encontrar os cânios do Itaimbézinho, neste lugar também está ligada a extração de pedras preciosas, como na cidade de Soledade, Encantado e Alto do Jacuí.
Depressão Central: Faixa de terras relativamente baixas, planas ou levemente onduladas, que constitui a depressão periférica Sul-Riograndense. Separa as terras altas do planalto norte-riograndense dos terrenos menos elevados do planalto sul-riograndense. Região onde corre o Rio JACUÍ
Escudo sul-riograndense: Nessas partes mais altas os morros agrupados formam as Serras sul-riograndense, conhecidas como Serras de Sudeste. Principais Serras de Sudeste: de Caçapava, de Encruzilhada, dos Tapes e do Herval.
Planície Costeira ou litorânea : Terrenos baixos e planos. Litoral Norte: Planície estreita, já que as escarpas da Serra Geral estão a poucos quilômetros de distância do Oceano.
Campanha Gaúcha: Possui elevações suaves e alongadas (as coxilhas). Predominam os campos limpos, mas nos vales dos rios e nas baixadas ocorre vegetação de porte. Os solos são propícios à pecuária, mas nos vales dos rios e nas baixadas as condições para o cultivo do arroz.

Vegetação

Vegetação litorânea: é constituída por arbustos e plantas rasteiras principalmente nas encostas marítimas.
Mata subtropical: localiza-se na região do rio Uruguai e do planalto, nela encontra-se arvores de valor comercial elevado como cedro e o ipê, essas madeiras são usadas para construção civil.
Mata dos pinhais: está localizado no planalto rio-grandense ou planalto meridional, lá estão as araucárias (pinheiros do paraná ) e a arvore da erva mate.
Campos: está localizado no oeste e no sul do RS , formada por grandes pastagens, principalmente usada para criação de gado, plantação de milho, soja e arroz, também pode ser chamado de PAMPA GAÚCHO.
Hidrografia












Bacia do Uruguai: formada pelo rio Uruguai e seus afluentes. O rio Uruguai é o mais extenso do estado e é formado pela junção dos rios Pelotas e Canoas, na divisa com Santa Catarina e Argentina. Desemboca no rio da Prata, entre o Uruguai e a Argentina. Os principais afluentes são os rios Inhandava, Erechim, Passo Fundo, Várzea, Ijuí, Piratini, Jaguari, Santa Maria, Ibirapuitã, Ibicuí e Quaraí.
Bacia Atlântica ou bacia do Guaíba: também conhecida por bacia do Leste e ou bacia do Guaíba, é um conjunto de bacias hidrográficas cujas águas correm para o Oceano Atlântico. Os principais rios são o Jacuí, Pardo, Taquari, Caí, dos Sinos, Gravataí, Camaquã, Jaguarão e Piratini. Ainda merecem destaque as águas do lago Guaíba, da Laguna dos Patos e da lagoa Mirim, bem como as lagoas Itapeva, dos Quadros, Pinguela, dos Barros, do Peixe e Mangueira.

Principais economias do estado: Indústria, comércio, pecuária e agricultura.

Agricultura
A importância do RS para a oferta nacional de alimentos é historicamente reconhecida. O Estado ocupa posição estratégica para a oferta nacional de diversos produtos agrícolas (arroz, trigo, aveia) e está entre os principais exportadores de fumo, soja e arroz. A agricultura está presente em praticamente todas as regiões do território gaúcho, porém é possível identificar algumas concentrações regionais.
Atualmente, as lavouras temporárias ocupam mais de nove milhões de hectares no RS. Cerca de 90% dessa área é voltada à produção de grãos (cereais e oleaginosas), que configura a principal atividade agrícola do Estado.
A soja, o arroz, o milho e o trigo constituem as principais culturas agrícolas praticadas no RS em termos de área plantada e quantidade produzida. Em se tratando de valor da produção, a esse conjunto de produtos se somam em importância o fumo, a uva e a maçã.

A produção de soja foi a que mais avançou no Estado nos últimos 15 anos, incentivada pelo crescimento da demanda externa e pela alta nos preços recebidos pelos agricultores. Se considerado o período entre 2006 e 2014, a soja foi responsável por mais de 40% do crescimento do Valor Bruto da Produção agropecuária do RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário